embalagens para fritura

Como devem ser as embalagens para fritura?

Ao encomendar no delivery uma porção de batatas fritas ou frango à passarinho o cliente espera receber o alimento quentinho e crocante. Por isso restaurantes e bares precisam tomar muito cuidado ao escolher as embalagens para fritura.

Nesse sentido é preciso prestar atenção na matéria prima da qual o invólucro é feito – plástico, papel, papelão, isopor – assim como a forma correta de acondicionar o alimento. Para ajudar os comerciantes nesta empreitada, preparamos um artigo com algumas dicas. Confira!

Por que as embalagens para fritura merecem atenção especial?

Os alimentos que passam pelo processo de fritura adquirem características diferenciadas. Além da cor dourada, ganham textura crocante e um sabor ainda mais acentuado. Nesse sentido as embalagens devem preservar todos esses aspectos.

Diferente dos pratos com molhos que precisam ser totalmente vedados, as frituras exigem um escape de ar na embalagem, ou seja, uma pequena abertura. Do contrário a umidade gerada pela alta temperatura desse alimento vai fazer com que ele perca uma de suas principais características: a crocância.

Portanto, quem comercializa esse tipo de produto deve escolher uma embalagem capaz de evitar qualquer alteração na cor, sabor e textura.

O que mais observar na hora de embalar esse tipo de alimento

Armazenar as frituras nas embalagens sem retirar o excesso de óleo é outro problema. Isso porque a gordura acumulada também pode alterar o sabor e interferir na textura do alimento.

Colocar uma quantidade excessiva de alimento em um recipiente pequeno ou pressioná-los são ações que também podem danificar a consistência da fritura, fazendo com que ela perca a crocância. Nesse sentido a dica é que os restaurantes evitem misturar frituras com os demais alimentos.

Essa sugestão vale principalmente para os comerciantes que oferecem marmitas, em que diferentes tipos de alimento são colocados em um único recipiente. Mesmo gastando um pouco mais com embalagens, a medida terá retorno, pois os clientes perceberão esse cuidado e muito provavelmente se tornarão consumidores fieis.

Quais as matérias primas de embalagens para fritura

As embalagens para fritura podem ser feitas a partir de diferentes materiais. A seguir confira três ótimas alternativas:  

  • Papelão

As caixas de papelão são muito eficientes para manter o calor do alimento o que é fundamental no caso da fritura. Além disso, costumam resistir mais que outras alternativas aos possíveis impactos na hora do transporte.  

  • Isopor

Os recipientes de isopor são outra opção capaz de preservar altas temperaturas, o que mantém a crocância e o sabor das frituras. Outro ponto positivo é o custo baixo desse tipo de embalagem.

  • Papel

As sacolas de papel também entram na lista de embalagens para frituras. Mas aqui é importante ressaltar que elas precisam ser vedadas com cuidado para que o alimento não cai para fora. Na Sacolas.Net também é possível encontrar o papel antigordura que serve para forrar as caixas de papelão, por exemplo, evitando que os resíduos de óleo vazem da embalagem.

Como mostramos aqui neste artigo, as embalagens para fritura precisam manter as características específicas desse tipo de alimento como temperatura, sabor e a textura crocante. Nesse sentido, para escolher a melhor opção vale atentar para a matéria prima da qual elas são feitas e, claro a forma correta de armazenar esses alimentos dentro delas.

Depois de conferir as opções de embalagens para fritura acesse nosso catálogo para ver o que termos a oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.