estoque de embalagens

4 dicas para organizar o seu estoque de embalagens

A gestão do estoque de embalagens é um ponto essencial para a logística e as estratégias de vendas das empresas. Afinal, todos os produtos precisam estar devidamente embalados e armazenados para chegarem intactos à casa do consumidor. Nesse sentido, é importante calcular a quantidade ideal de invólucros/embalagens para evitar o desperdício ou a falta do material.

Outro ponto que impacta diretamente a gestão do estoque é o fornecedor de embalagens. Será fundamental contar com uma empresa que realmente compreenda e atenda a necessidade do seu negócio. Assim, o portfólio, o preço e o prazo de entrega devem estar em linha com o seu planejamento.

Para ajudar você a ter um estoque mais organizado, neste artigo apresentaremos cinco dicas. Confira!

1 – Faça o cálculo mais preciso possível da quantidade de embalagens

Um dos maiores problemas na gestão de estoque é o cálculo ideal de embalagens para evitar a falta e o desperdício. Assim, a dica é usar a média de vendas da empresa como referência. Essa conta deve levar em consideração os números do último trimestre e também do ano anterior. Nessa análise também será importante considerar o atual momento do negócio e do mercado.

Isso porque se a empresa estiver em um mês de promoções, por exemplo, pode ter uma taxa mais elevada de pedidos, aumentando a necessidade de mais embalagens. Por isso também é recomendável calcular uma margem extra na hora de fazer o pedido, usando mais uma vez as médias de venda como referência.

2 – Departamento de estoque deve estar em contato com as equipes de venda e marketing

No tópico anterior começamos a abordar esse segundo item quando mencionamos a importância em considerar o momento pelo qual a empresa está passando para calcular a quantidade ideal de embalagens. Assim, para que isso aconteça, os setores de estoque, vendas e marketing precisam estar conectados.

Se a área do marketing está planejando uma grande campanha com o intuito de alavancar as vendas, certamente será preciso turbinar o estoque de produtos e, por consequência, o de embalagens. O lançamento de uma nova linha da marca, mudanças de estação e datas comemorativas também são momentos que exigem diálogo entre os setores para uma boa gestão do estoque.

3 – Ferramentas de gerenciamento podem fazer a diferença no controle do estoque de embalagens

O que não falta no mercado são softwares capazes de otimizar a gestão de estoque. Assim, as empresas que buscam a organização deste processo, devem considerar o investimento nessas ferramentas. Com o uso de recursos tecnológicos fica mais fácil, por exemplo, fazer o cálculo que mencionamos no primeiro tópico deste artigo.

Os softwares de gestão também podem emitir relatórios, o que resulta em maior controle de entrada e saída das embalagens, além de facilitar a tomada de decisão sobre a necessidade de novos pedidos.

4 – Conte com um bom fornecedor de embalagens

Encontrar um fornecedor que realmente proporcione bom custo-benefício é um passo importante para o gerenciamento do estoque. Isso porque esse parceiro conseguirá atender a demanda da sua empresa de acordo com o seu planejamento. Para acertar na escolha é importante observar o número mínimo de pedidos, prazos de entrega e até mesmo a possibilidade de personalização da embalagem.

Esse último item pode ser uma economia e tanto para empresa, já que as embalagens com o devido logo da marca, chegarão prontas para o uso. Vale ainda observar o portfólio do fornecedor para verificar a possibilidade de adquirir tanto o invólucro do produto, como sacolas ou caixas que servem como uma segunda embalagem para o transporte.

Nesta Semana do Consumidor, a Sacolas.Net , referência no comércio de embalagens, está oferecendo 5% de desconto para compras na loja virtual (use o Cupom MESCONSUMIDOR).  Com essa vantagem e seguindo as dicas acima será mais fácil gerir o seu estoque. Aproveite.

Depois de conferir o nosso artigo, aproveite para entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.