experiência de compra

Experiência de compra: como fidelizar seu cliente!

Todos nós somos consumidores em algum momento e certamente buscamos uma boa experiência de compra. Nesse sentido avaliamos mais que o produto ou serviço prestado. Assim, o prazo de entrega, as condições de pagamento, a praticidade e o atendimento também são fundamentais.

Portanto, quando abordamos o tema é preciso expandir os horizontes e refletir sobre tudo o que envolve um processo de compra. Afinal, é a partir de uma avaliação positiva dessa experiência que muitas empresas conseguem fidelizar o cliente e torná-lo, inclusive, um aliado na divulgação da marca. A seguir confira mais:

O que é experiência de compra?

Em geral, quando vamos comprar algo começamos pela pesquisa, seja em anúncios de internet ou propagandas em outras mídias. Nessa etapa costumamos considerar o preço, as condições de pagamento, o prazo e a forma de entrega. Se há alguma dúvida ainda buscamos um canal de atendimento.

Somente depois desse processo é que tomamos uma decisão e finalmente executamos a compra. Na sequência, esperamos obter o prometido. No fim, tudo que foi mencionado aqui se enquadra na experiência de compra.

Portanto é imprescindível que todas as etapas sejam consideradas pela empresa das ferramentas tecnológicas a embalagem dos produtos. Isso porque uma sacola danificada, por exemplo, pode por tudo a perder.

Como descobrir se a experiência de seus clientes tem sido boa

Um dos equívocos no processo de fidelização dos clientes é esquecer de ouví-los. Assim, para saber se ele está satisfeito será preciso investir em pesquisas de opinião. Isso pode ser feito por meio do envio de formulários de avaliação após a compra.

Ao responder o questionário o cliente avalia o produto, o atendimento e inclusive pode apontar suas expectativas e falhas no processo da compra. Esse retorno é muito importante para conhecer o público-alvo e corrigir falhas.

Outro ponto de avaliação são os sites de reclamação. É imprescindível monitorá-los e responder prontamente as insatisfações, já que essas plataformas costumam pontuar as empresas que melhor lidam com as queixas.

Por fim, vale também o investimento na gestão de redes sociais, um canal direto de comunicação com o cliente, no qual ele manifesta todo tipo de opinião a respeito dos produtos e/ou serviços da sua empresa.

3 dicas para surpreender o consumidor

Se tem algo que todo consumidor gosta é de ser surpreendido positivamente. Por isso vale investir em estratégias criativas para cativar e, assim, fidelizar o cliente. Confira três dicas:

1 – Descontos especiais além da primeira compra

Grande parte das empresas costuma oferecer desconto na primeira compra, como forma de atrair novos clientes. No entanto, se a ideia é fazer com que ele volte, será interessante continuar apostando na prática.

Nesse sentido, vale, por exemplo, garantir desconto na data de aniversário do consumidor ou criar cupons para clientes vip – aqueles que fazem compras de alto valor. Frete grátis, a partir de um determinado valor, também costuma ser bastante atrativo e alguns clientes chegam até a consumir mais para garantir essa vantagem.

2 – Brindes surpresas são outra forma de agradar

Assim como os descontos, os brindes são uma alternativa para fidelizar clientes. Nesse sentido procure oferecer algo relacionado com o que os consumidores costumam comprar ou ainda alguma novidade que pode ser do seu interesse.

Por exemplo: se a sua empresa comercializa produtos de beleza, vale enviar amostras grátis de outras marcas que o cliente ainda não conhece ou então que costuma consumir com frequência.

3 – Antecipar a entrega

É natural que muitos clientes fiquem ansiosos para receber sua compra. Assim, quando o produto chega antes do previsto é muito provável que ele se torne um cliente cativo. Para tanto é importante contar com uma equipe e estrutura que permitam agilizar esse processo da melhor forma possível.

Ainda em relação a entrega é extremamente importante avisar qualquer imprevisto ao consumidor. Outro ponto correlacionado é forma como o produto será enviado. Isso porque se ele chega antes do previsto, mas com a embalagem danificada, a experiência continuará sendo negativa.

Você deve ter percebido neste artigo o quanto a experiência de compra interfere na fidelização do cliente e, por consequência, um bom posicionamento da empresa no mercado. Assim, é importante investir em todas as etapas do processo para que elas atraiam e satisfaçam os consumidores. Além disso será fundamental cuidar de cada detalhes como as embalagens e, vez ou outra, surpreender positivamente.

Se você curtiu esse artigo, aproveite para conferir outras dicas interessantes no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.