embalagem ideal

Custo-benefício: como comprar a embalagem ideal para o seu negócio

Algumas empresas acabam ignorando o impacto das embalagens no negócio e se esquecem de que além de gerar economia no orçamento, elas ainda podem ajudar a agregar valor ao produto e disseminar a marca no mercado. Assim, escolher a embalagem ideal traz diversos benefícios à empresa.

Para identificar a embalagem certa é necessário considerar aspectos como a matéria-prima, design, tamanho e quantidade equilibrada para manter o estoque. A seguir vamos aprofundar cada um desses pontos para escolhas mais assertivas.

Aposte em embalagens recicláveis

Quando relacionamos o custo e o benefício de um produto estamos falando no equilíbrio entre preço e a eficiência. Assim, no caso das embalagens, não adianta optar pelo modelo mais barato, se a matéria-prima não supre todos os requisitos necessários como resistência e estética.

Vale ressaltar que o público em geral está cada vez mais atento à importância da sustentabilidade e as empresas que investem nas embalagens recicláveis se destacam entre a concorrência. Assim é o tipo de investimento que possivelmente trará retorno material – maior número de clientes comprando – e ainda permitirá que a empresa tenha reconhecimento no mercado pelo seu comprometimento com o meio ambiente.

Cálculo de peso e medidas é essencial

Esse quesito interfere principalmente nos custos da entrega. Embalagens mais pesadas exigem maior gasto com o transporte, especialmente quando o envio é por correio. As dimensões também impactam na capacidade de armazenamento nas caixas em um contêiner, por exemplo.

Mantenha o estoque de embalagens organizado

Se você está se perguntando qual a interferência do estoque na compra de embalagens, saiba que este quesito pode ajudar a ter uma melhor noção da quantidade e tamanho desejados. Isso porque, se não há esse controle, a empresa pode estar comprando um lote maior ou menor do que a sua demanda e a produção customizada leva tempo!

Nesse sentido é importante calcular os períodos de maior venda da empresa para saber quando é necessário aumentar ou diminuir o estoque e a data ideal para fazer sua encomenda.

Escolha um bom fornecedor

Contar com um fornecedor de qualidade a exemplo da Sacolas.Net, que inclusive orienta sobre as melhores soluções para o seu negócio, será uma economia e tanto. Esse apoio é importante para escolha de embalagens realmente funcionais e visualmente atraentes.

Além do mais, com um bom fornecedor é possível negociar as quantidades, preço e prazo de entrega de acordo com a necessidade. Pontos que são considerados fundamentais para evitar prejuízos financeiros e estoque indesejado.

Realize alguns testes para escolha mais assertiva

Mesmo que a embalagem seja aparentemente funcional e tenha uma aparência capaz de atrair o consumidor, vale fazer alguns testes antes de encomendá-las ao fornecedor. Assim, é importante analisar se elas realmente são:

  • Resistentes
  • Se preservam o produto quando submetidas às interferências externas como vibração e alteração do clima
  • Se são fáceis de se manusear

Esses testes podem ajudar as empresas a encontrarem outros modelos e matérias-primas mais eficazes e até mesmo por um custo menor. Isso ajuda inclusive a verificar se eventuais reclamações na entrega dos produtos são um problema no transporte ou realmente do invólucro.

Aqui mostramos alguns pontos importantes para a aquisição da embalagem ideal, com melhor custo-benefício. Entre eles destacamos optar por matérias-prima sustentáveis, com tamanho e peso realmente compatíveis com o produto comercializado. Realizar alguns testes e, principalmente, contar com um fornecedor como a Sacolas.Net que é capaz de oferecer e orientar as melhores opções, também faz enorme diferença.  

Depois de conferir sobre a embalagem ideal, confira também como organizar o estoque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.